Capricórnio e Aquário 2006
Israel, Irã e Grupos Espirituais



Israel

A partida recente de Ariel Sharon da cena política pode fazer com que se assista ao aumento do conflito em Israel. Trânsitos e progressões astrológicas que estão para acontecer refletem essas possibilidade além de Israel estar às vésperas do segundo retorno de Saturno no seu mapa astrológico (como foi mencionado em varias cartas anteriores). O propósito do povo judeu pode ser traçado através de sua alma de 1o raio e personalidade de 3o, e dos respectivos regentes planetários, Plutão e Saturno. Embora sua carta esotérica tenha tecnicamente Virgem como ascendente e Capricórnio como signo solar, os regentes planetários dos raios da alma e da personalidade podem ser vistos atuando no mapa exoterico da nação de Israel uma entidade que contém parte da expressão da raça judia.

Por isso o trânsito de Plutão, está relacionado ao propósito da alma e o de Saturno à integração e expressão da personalidade. Recentemente, quando Sharon sofreu o derrame, Saturno que estava em trânsito no seu mapa fez uma segunda passagem pela sua lua natal que está em leão (1) (que rege o coração) e fará uma outra passagem final em junho de 2006. A lua, em qualquer horóscopo, está  relaciona ao morador no umbral, ou sombra, e no caso de Israel essa sombra é o orgulho leonino baseado em seu antigo passado do "Leão de Judá" . A lua está em conjunção com Plutão e Saturno está na cúspide da 7ª casa e por isso dá um tremendo poder e controle a todas as  relações de Israel com as outras nações vizinhas. Note que os regentes dos raios da alma e da personalidade planetária estão em conjunção no mapa de Israel. A lua de Sharon que está em Leão, está no mesmo grau que o Plutão de Israel, indicando o fim de sua liderança, se não, a sua própria morte física.

Por isso Saturno como regente do 3o raio e da personalidade de Capricórnio vai trazer muita coisa do passado, principalmente agora porque Israel foi fundado em 1948 através de uma guerra com os árabes. Ao mesmo tempo muita coisa tórrida vai acontecer internamente pois várias facções estarão se enfrentando para assumirem o controle político. A conjunção da lua com Plutão indica as lutas internas de Israel como também a luta externa com outras nações. A lua e Plutão são duas assinaturas do Morador que espreita qualquer entidade dos 'mundos subterrâneos'. O trânsito de Saturno nestes planetas (pré-retorno de Saturno), pode facilmente provocar os piores comportamentos relacionados à hidra do orgulho nacional e o uso tirânico do poder.

Uma outra combinação da Lua e Plutão é a progressão da lua em Virgem (7ª casa) que está em quadratura com o transito de Plutão nos próximos meses. Em meados de março de 2006 (17-18), a progressão da lua fará uma conjunção exata com a progressão de Marte formando um grande cruz com o transito do Sol e Plutão, em dois braços, com a progressão de Vênus como terceiro e Urano como o quarto  braço em oposição a Plutão.  18 de Março é a data das eleições em Israel por isso não há duvida que será sentida a forte tensão dessa grande cruz, na semana que antecede as eleições.

Outros indicadores do conflito e lutas internas são os trânsitos de Marte pelo Sol de Israel (próximo à lua de Sharon), em Touro, no inicio de Fevereiro. talvez isso indique o fim de Sharon e provoque conflitos ou o surgimento de uma revolta civil. Lembrem-se que este  estado de coisas é considerado uma coisa 'normal' na faixa de Gaza ou em áreas onde acontece os ataques suicidas. Ao mesmo tempo a nação  está dividida  quanto  à construção de um muro de separação e quanto à retirada dos conjuntos habitacionais dos territórios ocupados.

A lua cheia de Capricórnio em 2006 caiu na progressão do meio do céu, indicando uma ênfase sobre o governo da nação, lei e ordem. O eixo entre o sol e a lua no signo de Capricornio-Cancer, cai perto da progressão da lua em Câncer (a terra natal) e faz uma quadratura em T, com Marte em Libra - na oitava casa. Como o Marte dirigido em Libra faz uma quadratura não somente com o Sol mas também com Vênus em Capricórnio existe muita tensão para manter corretas relações internamente - ou para evitar, no pior dos casos, um colapso do cenário atual e consequentemente anarquia.

A ênfase sobre Capricórnio neste período com certeza aumenta a força da personalidade da raça judia como um todo que é Capricorniana, principalmente (a ênfase será sentida) através da progressão do meio do céu. Capricórnio é um signo de controle, como também é a lua de Israel que está em Leão, neste caso se refere ao autocontrole, e ao mesmo tempo à  sua autonomia e sobrevivência entre os estados Árabes.

Capricórnio é a Lei como representada por Moisés descendo do Monte Sinai com os 10 mandamentos gravados em placas de pedra (as tábuas da lei), as leis da vida terrena (física) alinhadas com as Leis de Deus.

Saturno-Capricornio também é um julgamento e um conferimento do peso da lei ao se investigar se a lei foi ou não transgredida, e esse tipo de coisa acontece quando Saturno transita a lua ou no seu retorno ao signo onde se encontra na carta natal. Uma situação em evidencia que pode ser vista por todos  é a ilegalidade do direito sobre as terras da Palestina, baseado em antigas escrituras dos tempos bíblicos, como também as manipulações e o descumprimento das determinações da ONU. Todos estes fatos estão bem documentados na maioria das fontes históricas do ocidente, como por exemplo na Enciclopédia Britânica. A grande questão é: Será que o Estado de Israel vai sobreviver ou acontecerá alguma coisa radical, dentro dele mesmo ou fora, que promoverá seu desaparecimento?   

Irã e Mahmoud Ahmadinejad

Irã é outro oponente que pode tirar vantagens da presente situação no Oriente Médio,  principalmente se o conflito dentro da política de Israel ficar fora de controle. O novo líder do Irã, Mahmoud Ajmadinejad, tem feito recentemente algumas declarações sobre a falta de legitimidade do Estado de Israel, que ele não deveria existir etc, como também está brincando de gato e rato no jogo do desenvolvimento nuclear.

Ahmadinejad (28 de Outubro 1956), tem suas raízes políticas na revolução do Aiatolá Khomeini, que gerou o atual horóscopo do Irã (1 de Fevereiro de 1979 . Teerã, 9.33), e por isso ele tem um 'grade de estrutura' (matriz) astrológica baseada no idealismo desses anos revolucionários.  O Marte e o Sol do Irã estão em Aquário e estão em uma quadratura muito próxima com a Lua e o Plutão de Israel, que estão em Leão, isso indica uma relação difícil e antagônica. Essa influencia provavelmente vai ser estimulada com muita força quando acontecer o trânsito de Saturno nessas posições e que será entre junho e julho de 2006. O trânsito de Saturno também vai estar em quadratura com o Sol do Irã e também pode indicar sanções internacionais ou força militar que será usada por causa de sua falta de cooperação com o programa nuclear de controle de armas de destruição em massa.

Mahmoud Ahmadinejad

Ahmadnejad é um ardente Escorpião, altamente educado e extremamente inteligente. O seu Sol está em Escorpião e a Lua em Leão, em conjunção com Plutão, o que lhe dá muitos atributos de poder e de dureza. No 'meio dia' do mapa natal (hora de nascimento desconhecida), sua Lua em Leão está bem perto do Marte, criador de problemas, de Israel. Seu Plutão natal está em quadratura com Saturno em Sagitário, e favorece um tipo ideologicamente fanático,  que pode chegar a usar medidas extremas para atingir  seus objetivos idealistas.

No presente momento, a progressão do Sol está nos últimos graus de Sagitário, o que sem dúvida aumenta seu idealismo fervoroso e a visão  estreita e enfocada (visão-tunel) do Sexto Raio de Idealismo,  através de Sagitário (enfoque). Sua personalidade de Escorpião (Sol) é co-regida por Plutão, e este planeta tem acompanhado a progressão de seu Sol desde o ano passado ou mais, e vai fazer um outro contato em meados de Julho de 2006,  ficando estacionário em Setembro, e voltando a impactar em Outubro. 

A combinação desse fatores sugere que Ahmadinejad certamente enfrentará grandes desafios na forma como ele usa o poder, ou na forma como o poder é usado contra ele. De muitas maneiras sua orgulhosa Lua em Leão (que é a mesma de Israel), com sua provocação à comunidade internacional, está invocando desastre para ele e para o seu país. É bem possível que seu signo ascendente seja Aquário o que faria uma sinastria com o Sol e com Marte em Aquário do mapa do Irã. A seu favor Ahmadinejad tem boas idéias para melhorias sociais, e se vê como um homem do povo, o filho de um ferreiro (serralheiro?) - o que mostra um símbolo interessante de Vulcão, o regente do primeiro raio de vontade ou poder.

Um grande desafio de Ahmadinejad é o transito de Saturno por Urano que está em Leão e que se opõe a Quiron em seu mapa natal. Isso coincide com o retorno de Quiron (aos 50 anos), e por isso Saturno e Quiron estão, no momento, em oposição, dentro da sua, já existente, oposição entre Urano e Quiron. O retorno de Quiron termina no fim do ano e deve criar muita tensão nos pares de opostos. De um lado sua própria expressão e rebeldia, e do outro, o maior bem para o todo, que é sua nação. Isso também o vai pressionar para que coopere com o grande grupo internacional. Aquarianos são famosos pela sua habilidade de unir uma nação; mesmo Hitler, com quem Ahmadinejad tem sido comparado, tem essas qualidades:

"Leão é o oposto polar de Aquário e a interação das energias entre esses dois é agora muito mais forte e potente do que em qualquer outro período da historia  racial.. É por causa desse fato que no momento vemos o surgimento de ditadores em vários  países (escrito antes de 1949), e é por isso também que neste presente ciclo (a ante sala da Nova Era), vocês vêm uma atitude destacada por parte desses ditadores - uma atitude que geralmente é ignorada mas que tem valores raciais reais. Um exemplo típico desta atitude é Hitler. Não importa qual seja nossa opinião pessoal sobre ele, não existe a menor dúvida de que ele unificou, produziu uma fusão e misturou vários elementos da raça germânica. Esta atividade é aquariana por natureza mas em seu aspecto mais inferior e mais indesejável". (2)

Líderes de Grupos Espirituais. Aquário. Saturno em Leão.

Ainda sobre o assunto de poder e o eixo Leão-Aquário, muitos dos líderes da comunidade esotérica mundial estão passando por trânsitos importantes de Saturno em seus planetas natais. Para os que nasceram no fim dos anos 40, Plutão é o principal planeta 'gestador' que está sendo estimulado e naturalmente traz o tema do correto uso do poder dentro de seus grupos ou das comunidades mundiais. Muitos desses líderes também têm Saturno em Leão por isso estão atravessando um período muito forte com o segundo retorno de Saturno.

Plutão é o regente do primeiro raio de vontade-poder, sendo mais a parte poder da equação do que a parte vontade. Ele rege (parcialmente) a 'terra ardente' do plexo solar onde o poder mundano, pessoal e ilusório reside - e a elevação dessas forças para os centros superiores. Plutão queima as impurezas de todos os que estão engajados no processo divino alquímico. Ele é o senhor dos mundos subterrâneos e nos revela o que está escondido e que ainda não está redimido dentro das varias áreas de nossa psique.

Por outro lado, Saturno é o Senhor do karma, o "morador do umbral planetário", e também está relacionado a controle e  poder. Por isso seu transito por Plutão pode ter vários efeitos, sendo o mais importante o uso judicioso do poder (Leão e Plutão) para o bem maior (o bem do grupo). Mas o lado inferior de Plutão e Saturno é como um 'duplo do morador', completamente egoísta, manipulador, que usa o poder abusivamente através de antigos padrões de hábitos inconscientes, ou de luta com os que estão engajados neste tipo de expressão. O outro efeito é naturalmente, o desencadeamento e o desdobramento do karma e as varias ligações kármicas compartilhadas por esses indivíduos.

Muitas comunidades e grupos aquarianos estão atravessando essa luta por poder ou pela partilha do poder, mas a maioria deles é pisceano em natureza, isso significa que ainda estão imersos nos valores, métodos e espelhismos da antiga era. Sobre esses grupos DK comenta:

"1. Os poucos, e são realmente poucos,  que são verdadeiramente aquarianos. Eles trabalham com grande dificuldade, pois sua visão está além do entendimento da grande maioria, e geralmente lidam com a falta de compreensão, com constantes decepções causadas por seus companheiros de grupo e muita solidão.

2. Os que são definidamente pisceanos. Esses trabalham com muito mais facilidade e encontram uma resposta mais rápida por parte dos que estão à volta deles. Seu trabalho é mais doutrinário, menos inclusivo e colorido pelo espirito de separação. Eles incluem as massas dos trabalhadores do mundo em todos os departamentos dos assuntos e do pensamento humano.

3.Os piscenaos que  estão  suficientemente desenvolvidos para responder à mensagem aquariana, mas que - ainda não são capazes de  confiar neles mesmos para empregar os verdadeiros métodos aquarianos de trabalho e de mensagem. 

Por exemplo, no campo político, eles têm um sentido de internacionalismo mas não conseguem aplica-lo quando se trata da compreensão dos outros. Eles pensam que têm uma consciência universal mas quando são testados discriminam e eliminam. Esses constituem um grupo menor do que o dos verdadeiros pisceanos,  estão fazendo um bom trabalho e preenchendo um lugar necessário. O problema que eles apresentam para o trabalhador aquariano está no fato de que embora respondam ao ideal e se vejam como da nova era,  na verdade não o são (3).

Um exemplo especial de 'grupos espirituais pisceanos' é o espelhismo da autoridade, que é imposta por alguns líderes nos que ainda não tem uma boa discriminação, onde é declarado pelo líder que têm algum status espiritual especial (iniciações avançadas), ou que são capazes (ou permitidos) de 'falar com o Mestre', Muitas pessoas inteligentes e bem intencionadas ficam presos neste paradigma e enquanto estiverem mergulhados nessa ilusão,  retardam seu progresso, como também o de seus estudantes, Esse tema foi abordado em uma carta recente e está sendo mencionado de novo porque parece que está havendo um processo geral "limpeza-de casa", no grupo mundial de servidores. Parece também que está especialmente enfocado nas duas divisões principais do NGSM, os que são 'aspirantes' e os que são 'discípulos'. Muitos aspirantes se vêem como 'discípulos consagrados' no caminho, mas ainda mostram muita atividade egoísta e na verdade ainda não estão qualificados como 'discípulos aceitos' no Asharam do mestre. Eles acreditam (são crentes)  e não são ainda como os  'conhecedores' do último grupo (discípulo aceito). Os aspirantes do mundo ainda têm muito espelhismo para superar, enquanto que os discípulos aceitos já trabalharam muitos desses impedimentos. O primeiro grupo tem a oportunidade para mudar o jogo, elevar as energias e deixar de lado esses obstáculos ao seu futuro avanço no caminho.

Phillip Lindsay © 2006.

[1] This is in the midnight chart that the author uses for 15th May, 1948.

[2] Esoteric Astrology, Alice A. Bailey. p.285.

[3] A Treatise on White Magic, Alice A. Bailey. p.633.

Back to Menu